Fonte: www.sergiodalsasso.com.br
Antigamente acreditava-se
por meio de uma abordagem genética que o indivíduo já poderia nascer dotado de
características de liderança. Na moderna administração acredita-se que os
valores, ideais e características de um líder são aprendidos através da
experiência e do relacionamento com o meio ambiente. Dentro dessa visão
torna-se claro que a competição externa depende prioritariamente do comprometimento
interno necessário para sermos competitivos, requerendo a formação e construção
de uma organização onde as pessoas devam ter prazer no trabalhar para que
possam desenvolver uma capacidade contínua de mudança.
Para a
liderança atual e moderna, mais do que se criar visões, valores e definição de
regras para o bom corportamento devem-se adicionar meios, para que a livre
comunicação integre com sistemas e metodos, que apoiem com inteligência a
produção com liberdade dentro da organização, fazendo surgir a expontaneidade
do uso da criatividade dos liderados.
Se
analisarmos os processos que justificam a formação dos líderes, tudo se faz e
se forma pela necessidade organizacional de se gerir e decidir para garantir a qualidade
e competência das ações. Sendo assim, fatores, tais como: percepção da situação,
análises e definições dos problemas, estudos dos objetivos versus alternativas
(avaliações, comparações e definições) se somam como critérios ao conjunto
necessário para que as implantações possam satisfazer e envolver pelos efeitos
esperados.
Para tanto,
a liderança
é a reunião do reconhecimento da própria capacidade, com o saber se relacionar
e usar as potencialidades dos outros. O par perfeito, e tão importante como,
desse namoro entre pessoas deve também reunir as condições adequadas para que
os processos possam fluir, e assim, ambientes promissores, interessantes e
desafiadores, fazem parte integrante junto com as recompensas que valorizem o
reconhecimento pelos resultados, propiciando um equilíbrio entre os desafios
com a valorização e uso progressista dos colaboradores.
Se num primeiro momento sua mente
é receptiva por informações, num segundo ela passa a querer exercitar a
capacidade de assimilação, que num somar com a sua própria contribuição, formará
um modelo de reciclagem onde o conhecimento se faz objetivo pela lei da oferta
e a procura diante das buscas por soluções necessárias. Tudo isso resumido,
significa que temos que trabalhar por uma visão compartilhada, que nada mais é
do que a produção de fórmulas que consigam estimular o engajamento de um grupo
de pessoas em relação ao que se deseja criar e obter.
A lógica do jogo entre as pessoas
depende do desenvolvimento de políticas voltadas à expansão da utilidade e
evidência de todos. O equilíbrio dos grupos e a sua própria sobrevivência pedem
por evolução qualificada de objetivos, de forma a acompanhar as nossas próprias
exigências demandadas pelas possibilidades de crescimento.
Sempre gosto de frisar que
negócios crescem porque o mercado está absorvendo as habilidades da equipe mais
do que dos produtos e serviços (qualidade necessária) e nesse sentido todo o
crescimento é dependente da percepção do como enxergamos e conseguimos traduzir
o que ainda vai acontecer. O resultado começa a surgir na proporção em que a
criatividade atinge a massa que impulsiona a atividade, através da evolução de
lideranças formadas pela aceitação e avaliação do mercado, e não somente descolamento
interno desse ou daquele profissional, mas pela produção do seu próprio nome na
frente da organização por onde atua e representa.
Vivemos atrás do descobrimento de
fórmulas para decifrar o que exatamente as pessoas gostariam de ter. Também
gosto de pensar que um dia poderei ser o Paulo Coelho da gestão empresarial.
Para tanto dependo da intimidade com o meu mercado, no intuito de obter o
máximo de variáveis necessárias que possam interferir na formatação de
propostas que vão de encontro às necessidades e interesses frente às pesquisas
que devo retirar do próprio grupo adotado como foco.
O tempo é a grande preciosidade
qualitativa da gestão. Sua administração estará dividida para atender o
possível entre planos presenciais e virtuais, não deixando perguntas sem
respostas, nem criticas sem sugestões, sempre de olho nas pontas receptivas e
ativas, permitindo um dialogo de troca constante com os meios fornecedores de
resultados para um processamento adequado de novidades.
Sérgio Dal Sasso se destaca entre os
mais respeitados palestrantes em temas ligados à administração de negócios, empreendedorismo,
liderança e carreiras.
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