Fonte: www.sergiodalsasso.com.br e www.nodepano.com.br
Num primeiro momento diria
que, a visão empreendedora ou os caminhos que nos conduzem para a conquista e
desenvolvimento de um negócio, nos exige curiosidade e interesse de crescimento
e expansão do próprio negócio. A primeira sensação é a de “partir por mares
nunca dantes navegados”, como escreveu Luís de Camões.
Normalmente, iniciamos
nossas atividades profissionais em função de nossa especialidade sobre
determinado assunto. Para haver crescimento e expansão, não devemos nos ater
somente a esse conhecimento, mas buscar outras formas de vivenciá-los.
Essa vivência, somada à
determinação, serão fundamentais para acumularmos experiência necessária para
vôos cada vez mais altos e seguros.
Do início de uma determinada
função até a conquista do conhecimento pleno, passamos por dois pontos
fundamentais:
- O primeiro é conquistar
passo a passo o reconhecimento da própria competência sobre os resultados.
- O segundo é criar
relacionamentos que propiciem trocas de informações que nos levem, de uma visão
inicialmente específica, para outros conjuntos de competências que sejam bem
conectados, que formem e movimentem com sucesso esse negócio.
Num exemplo prático de
negócio, a pouco me associei à empresa “Nó de Pano”, fabricante de bolsas e
acessórios em tecido, com produção artesanal e coleções exclusivas da designer
Lucila Abdala. Por mais conhecimento que poderia ter através de toda
experiência que acumulei pela minha carreira executiva e consultiva, não
obteria sucesso algum, caso, na análise inicial para a viabilidade do negócio,
não existisse sinergias que formassem um conjunto onde pessoas e idéias
pudessem reunir bases por onde a visão de novas construções juntasse a parte
criativa e técnica com a organizacional, permitindo-nos um planejamento real,
possível e sustentável, gerando antecipação e qualidade decisória.
Nó
de Pano (O software) – Vídeo criação, produto e visão
Nó de Pano (O hardware) – Fluxo organizacional e operacional
Para surpreender o mercado,
a “Nó de Pano” transformará a sua capacidade criativa em inovações e
alternativas diferenciadas no mundo da moda, que desperte a atenção e interesse
de potenciais clientes. Na outra ponta, criará o equilíbrio entre compra,
produção e venda, customizando e viabilizando a rentabilidade desejada.
Resumindo, todo
empreendimento, para que minimize seus riscos e erros, deve reunir um sistema
que o gerencie diariamente, com uma equipe bem sincronizada, com capacidade
criativa e a contínua procura de conhecimento e aprofundamento junto a um
mercado cada vez mais competitivo.
Sérgio Dal Sasso é empresário,
consultor, palestrante e escritor especializado em temas ligados à administração,
empreendedorismo e gestão de negócios. Sites: www.sergiodalsasso.com.br e www.nodepano.com.br
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