Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 10 de março de 2011

Comércio cresce 0,7% em fevereiro

Fonte: Meta Análise

Indicador da atividade do comércio feito pelo Serasa revela que veículos, motos e peças impulsionaram o varejo.

Após registrar queda no mês de janeiro, o comércio nacional se recuperou em fevereiro. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O movimento nas lojas do país cresceu 0,7% na comparação mês a mês, já desconsideradas as influências sazonais. No comparação anual, a atividade no comércio foi 10,4% superior a janeiro de 2010.

O varejo nacional exibiu crescimento de 10,1% considerando o acumulado do primeiro bimestre deste ano o frente ao mesmo período do ano passado, ritmo de crescimento idêntico ao observado no primeiro bimestre de 2010.

A alta em fevereiro deste ano deve-se principalmente ao crescimento no segmento de veículos, motos e peças, que foi de 4,6%. Também tiveram alta o segmento de combustíveis e lubrificantes (3,6%), materiais de construção (2,9%) e lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (2,4%).

O resultado surpreende, considerando o encarecimento do crédito ao consumidor devido às medidas de restrição adotas pelo Banco Central. Os economistas do Serasa, no entanto, mostram que essas medidas e o processo de aumento da taxa básica de juros (Selic) deverão fazer com que o varejo exiba crescimento ao longo de 2011. No entanto, as taxas devem ser bem menores que as vistas no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário