Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 3 de março de 2011

Meditaçao e a sua contribuição para Carreiras!

Autor: Marina Gaspar
Fonte: Canal RH

Em caso de estresse, ambiente competitivo e necessidade de comandar a equipe de forma mais harmoniosa, medite. A meditação pode não ser a solução para todos os problemas do ambiente de trabalho, mas dá uma bela ajuda para realizar as atividades e conduzir relações de trabalho de maneira mais saudável. Quem garante é dom Laurence Freeman, monge beneditino que há mais de 20 anos viaja ao redor do mundo ensinando as técnicas e benefícios da meditação cristã e vem ajudando executivos de grandes corporações ao redor do mundo a buscar o equilíbrio para lidar com as tensões do dia a dia com sucesso.

“O trabalho é uma parte essencial da vida; não há nada errado em estar ocupado, mesmo as pessoas que não estão em busca do lucro precisam trabalhar para sobreviver; para tanto, é imprescindível conseguir fazer o gerenciamento de tempo; e a gestão moderna e o coaching ensinam justamente como lidar com ele”, explica dom Laurence.

A meditação entra justamente como uma ferramenta para manter a mente, uma das dimensões que refletem o ser humano, sã e tem como um dos grandes trunfos permitir a serenidade necessária para o gerenciamento do tempo. “Se não tivermos habilidade para lidar com o tempo, caímos no estresse, depressão”, diz o religioso.

Dom Laurence explica que, hoje, meditação e trabalho não é uma combinação tão estranha quanto há duas décadas. Entre os adeptos da prática, ele cita um grande líder de um fundo de investimentos de Cingapura e um alto executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). São homens que vivem em ambientes de pressão extrema, mas meditam para melhor se relacionar com o próprio trabalho, com a equipe e aprimorar a capacidade de julgamento. A meditação, de acordo com o especialista, resgata o verdadeiro significado do trabalho, que é a felicidade de servir ao próximo.

Mulheres multifacetadas

A meditação hoje está muito mais próxima da filosofia e da prática do trabalho, assim como do conceito de liderança. “O componente espiritual da liderança mostra como o mundo dos negócios está mudando. Antes, mostrar-se humano demais era sinal de fraqueza, especialmente em um ambiente que era majoritariamente masculino”, explica. A sensibilidade das mulheres e a maior abertura à espiritualidade garantem a elas o reconhecimento que têm de serem multifacetadas. “Os homens costumam ser mais obcecados com assuntos específicos, enquanto as mulheres conseguem equilibrar mais ao mesmo tempo”, diz dom Laurence.

O monge explica que muitas vezes as pessoas perdem dinheiro em função do comportamento, daí outra vantagem de meditar. “Hoje temos muitas ferramentas para trabalhar, redes de comunicação que mesmo há apenas dez anos eram inimagináveis. Mas essas ferramentas podem virar armas”, diz dom Laurence, que cita a crise financeira de 2008 como um marco desse sistema em que líderes estão mais voltados para o exterior e não cuidam do espírito. “Nunca antes no trabalho foi importante ser e fazer. São partes complementares da jornada humana. Equilibrar vida feliz e trabalho precisa que aceitemos essa complementaridade e nos movamos também para o mundo espiritual. Todo equilíbrio se apoia em um paradoxo.”

Mais atenção

É o trabalho que une toda a humanidade e ele existe de diferentes formas porque o ser humano tem necessidades diversas a serem atendidas. Esse foco no outro é o centro do trabalho. A meditação, vista como um encontro espiritual e não voltado para o próprio indivíduo, tem como essência a atenção. Estimulada, ela gera benefícios na prática. “Sem atenção não nos relacionamos, não acabamos o que começamos, perdemos o contato com nós mesmos”, explica dom Laurence. Ele conta que pesquisas indicam que a distração é o que faz as pessoas infelizes e não o contrário. “Boa parte das distrações é gerada internamente. Em vez de se concentrar, às vezes a pessoa fica no e-mail, sai para tomar o café e uma hora depois ainda não terminou o trabalho que tinha para fazer. A meditação desenvolve a capacidade de atenção”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário