Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

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Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

segunda-feira, 25 de março de 2013

Como evitar os “micos”, quando da busca por um bom palestrante?


1) Em primeiro lugar devemos pensar sobre o objetivo da contratação, que pode ser para complementar uma comemoração ou para adicionar conteúdo e conhecimento visando criar melhorias de processos.

2) Tanto para objetivos comemorativos, como o de necessidades técnicas é preciso pesquisar adequadamente o perfil e histórico do profissional, da mesma forma como fazemos quando da contratação de um novo colaborador, exigindo todo o seu histórico para que se comprove de fato a sua experiência e domínio da sua especialidade, digo domínio incluindo a sua vivência e experiência atual para demostrar a própria visão atualizada em relação à realidade e comportamento dinâmico do mercado, pois qualquer profissional que atua nesse mercado de palestras necessariamente deve conhecer como funciona e o que é possível de fato ser usado na prática no dia a dia operacional. Complementando a sua contratação deve-se atentar a pesquisa diante da sua comprovação histórica, buscando a certificação da sua formação acadêmica e profissional que justificaram a sua atividade expositiva, assim como, exigir fontes confiáveis e documentais que ofertem bases para a segurança dos propósitos do evento, evitando o risco de quebra de imagens frente a sua base de públicos a serem atingidos, sejam internos ou externos.

3) Um bom palestrante deve ofertar subsídios de garantias a sua performance acima do tempo da sua apresentação, propondo sempre um espaço adicional para que entre "perguntas e respostas" venha a complementar as dúvidas e adições específicas diante das necessidades do seu público. 

4) É sempre importante entender que uma palestra, não resolve os problemas de ninguém, ela tem por objetivo ofertar direções, e como tudo nesse mundo, resultados serão consequências da qualidade das ideias apresentadas versus a aceitação e aprovação do contratante, para que diante disso possa de alguma forma contribuir para os avanços das organizações e seus colaboradores.

5) Investimento: quando se busca alguma forma de treinamento e se tem como foco o aprimoramento dos seus colaboradores, nunca devemos atentar as questões isoladamente, como por exemplo, decisões em cima de preços praticados entre os profissionais que estão sendo cotados, pois com em tudo no mercado existem opções que sempre são proporcionais ao valor da “marca” de cada um. O que deve pesar quando estamos querendo transferir evolução ao que fazemos é a produção do enriquecimento e melhorias, procurando formatar um equilíbrio, tanto no emocional, como no racional das pessoas. O que nunca podemos pensar quando estamos buscando por qualidade, é decidir pela aquisição de um “Lada”, por não querer investir para ser um “BMW”, pois nossas seguranças estão nas atitudes e decisões que afastem compras que nos exponham a riscos "tipo gato por lebre" e suas consequências negativas diante do objeto e intensão da contratação.

6) Conclusão final: todo profissional que atua com palestras deve ser visto e reconhecido como um professor, que acima de tudo tenha história contínua na sua área de atuação. A sua capacidade expositiva deve por obrigação reter a atenção do público, pela qualidade, experiência e segurança do seu conhecimento e utilidade das suas apresentações.
 
 
 
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