Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

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Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Marketing pessoal ajuda a abrir portas

Fonte: Canal RH
Autor: Marina Gaspar


Um bom currículo é importante, mas não é tudo para quem deseja ir longe na caminhada profissional. Ainda que qualificação e experiências anteriores sejam indispensáveis, elas devem vir acompanhadas de uma dose de marketing pessoal.

“Marketing pessoal é saber vender a sua imagem para que as pessoas saibam quem você é e quais as suas habilidades”, define Andréa Marcelino, sócia da Ramagui Consultoria em Recursos Humanos. A consultora considera que, muitas vezes, o que diferencia uma pessoa de sucesso de outra que não chegou tão longe na carreira é justamente o marketing pessoal, pois é uma maneira do profissional mostrar às pessoas à sua volta que não é apenas competente, mas também sabe se portar em qualquer situação. “Qualificação pode ser adquirida com cursos e tempo de trabalho. Já a boa percepção e a postura adequada precisam de um autoconhecimento que nem todos têm”, completa.

Para Lucas Copelli, sócio-diretor da Vallua Consultoria e Gestão, o profissional precisa entender que, para ir longe, é preciso transitar bem entre as diferentes áreas de uma empresa, atitude que se encaixa ao conceito marketing pessoal. “Uma organização é, por base, a composição de diferentes elementos que precisam se comunicar. É essencial o profissional ter capacidade técnica, mas ele também precisa saber se relacionar. Se conseguir ter bom trânsito com diferentes áreas será notado”, explica.

Alinhamento

Fazer um bom marketing pessoal, no entanto, não é ser o rei do cafezinho ou jogar conversa fora com os colegas de trabalho. Ao trabalhar o marketing pessoal, o profissional constrói uma identidade clara dentro da empresa e consegue fazer com que suas qualidades sejam sempre lembradas. “Um profissional não consegue trabalhar sem estar de acordo com o que a empresa acredita. Trabalhar alinhado aos valores da companhia é um bom caminho para quem quer se destacar de forma consistente”, ensina Copelli. A capacidade e o relacionamento do profissional é que vão ajudá-lo a criar uma marca pessoal, aquela pela qual será reconhecido pelos demais.

“Sugiro que as pessoas se comuniquem”, diz Copelli. Se, em outros tempos, a capacidade técnica era mais exaltada, hoje, em um mundo movido pela comunicação global e rápida, é importante que as pessoas desenvolvam redes de relacionamento, ou networking. É para essa rede que os profissionais devem se posicionar, mostrando o que fazem e os resultados alcançados.

Atitudes corretas

A construção da imagem dentro do conceito de marketing pessoal também implica aproveitar as oportunidades com atitudes corretas. “Um bom momento para atrair os holofotes para si é, sempre que possível, compartilhando conhecimento, seja treinando subordinados ou levando novas ideias ao chefe, pois hoje em dia o desenvolvimento de talentos é muito valorizado. Nada melhor que ajudar a empresa a se capacitar”, sugere Copelli.

Outra dica do especialista é para que o profissional, sempre que tiver oportunidade, trocar experiências com o maior número possível de colegas, como forma de ter uma compreensão mais ampla da empresa. “Conhecer a companhia é fundamental, pois permite integrar outras áreas ao trabalho que está sendo desenvolvido e isso pode contar pontos na hora de uma possível promoção”, diz ele.

A consultora Andréa Marcelino sugere também atenção ao ambiente e às boas maneiras. “Vestir-se de forma adequada ao local de trabalho, ser pontual e falar em um tom que todos possam ouvir, mas sem exageros, são atitudes corretas”, ensina. Ser cortês é essencial, mas com cuidado para não parecer puxa-saco.

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