Visão integrada: mercado e desenvolvimento profissional
Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Dez técnicas para continuar tendo clientes (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Seu cliente adora novidades e isso é determinante para que
todo dia reservemos um pequeno espaço do nosso tempo para produzir o encanto e
a paixão dele por você...
1) Em primeiro lugar deve-se perguntar: Será que estou
satisfeito com os clientes que tenho? A resposta para esta pergunta poderá
conduzi-lo a novos caminhos até então não explorados por você. Muitas vezes
aceitamos situações desfavoráveis quando “as coisas não estão tão bem”,
direcionando o “de quem é a culpa?” para os outros, que desta forma respondem
imediatamente com o descaso ou desinteresse, daqueles que possuem um universo
de alternativas melhores do que a sua para continuar comprando serviços ou
produtos. O despertar para manter clientes ativos, depende do seu gostar e
acreditar no que faz, para que diariamente lute pelo reconhecimento da sua
importância na base do mercado que você explora para que ele o aceite como
alternativa mais viável.
2) Alguém deve ter mensurado a importância de se dispor de
tecnologia no trato com o cliente, coisas do tipo, dados cadastrais,
levantamento e tabulamento dos gostos básicos de cada potencial consumidor, planejamento
minucioso e marketing em cima das ações que façam com que se retenham clientes
em carteira. Tudo isso é importante, e de certo o conduzirá a organização e
dinâmica pratica, do tempo adequado para se fazer lembrado periodicamente. Em
tese usar tecnologia, para manter relacionamentos por longos períodos, será um
dos instrumentais cada vez mais expressivos e importantes para a pratica do
fornecimento de informações que propiciem desenvolver ações por perfil dos
diversos clientes que compõem uma carteira de negócios.
3) Você tem um site... Se positivo ótimo, mas será que ele
consegue se comunicar tanto com novos mercados, como com os velhos? Pense
nisso, pois a internet, pelo seu baixo custo e crescente índice de acessos pode
lhe facilitar a busca de novos e ao mesmo tempo ser um canal permanente de
comunicação com a base conquistada. Para tanto desenvolva formulas para que
seus clientes tenham interesse em acessa-lo, criando um ambiente de troca e
consulta dentro das atividades que envolvem o negocio, criando espaços
alternativos para busca de melhorias e, portanto reduzindo a insatisfação do
seu consumidor...
4) Lembre-se do diferencial do Seu José, o padeiro da
esquina. Sim, o velho seu José, que vende o pãozinho a R$ 0,30 contra os R$
0,22 oferecido pelas grandes redes de supermercado e que mesmo assim consegue
retê-lo como cliente. O produto do Seu José é tão bom quanto o do concorrente,
mas o concorrente não o conhece pelo nome, não fica escutando a suas
“fantásticas historias”, e nunca conseguira substituir aquela sensação de
“estar em casa”, ao lado de uma cervejinha, assistindo a um bom futebol.
5) Teu cliente adora novidades... e você é claro, todo dia
deve estar reservando um pequeno espaço do seu tempo para produzir o encanto, a
paixão dele por você. Crie coisas diferentes, independentemente da sua
atividade, coisas do tipo oferecer um caldo digestivo antes do almoço
comercial, um docinho caseiro com cafezinho, um curso com uma oportunidade de
trabalho, um cachorro quente com sobremesa. Faça alquimia dentro de um mercado
altamente competitivo, estabelecendo ações especificas para clientes novos,
para clientes velhos.
6) Você esta começando. Aprenda visitando os melhores do seu
mercado. Vista-se como cliente, capte os seus pontos fortes. Traga- os para sua
mesa, reprocesse com o seu toque especial na expectativa de fazer melhor.
Produza o seu próprio laboratório de soluções, sozinho ou em equipe, consiga
antecipar as novidades.
7) Quando você se deparar com um grande problema trazido por
um único cliente... nunca o trate como um caso isolado, desconsiderando suas
queixas. Estude uma solução não somente para satisfazê-lo, mas que o coloque
entre os mais satisfeitos. Entenda também que um único cliente, esclarecido de
direitos, pode por em risco tudo que você construiu, através de um simples
comunicado em rede de internet.
8) Defina além dos limites da sua atividade operacional.
Participe da comunidade, da região que abrange o seu mercado. Demonstre para o
seu meio que a sua vocação transcende as atividades inerentes ao seu negocio.
Sua preocupação deve ser ampliada para produzir o bem da sua comunidade com ações
que não só sejam percebidas pelo seu mercado (seus clientes), mas que
demonstrem sua intenção de criar melhorias que por fim acabarão compondo novas
bases para o seu negocio.
9) Pense no negócio do cliente. Demonstre seu conhecimento
para poder orienta-lo rumo a melhorias de performance do seu mercado alvo.
Patrocine de alguma forma, coisas que venham a somar nas atividades daqueles
que você depende. Nem sempre você atingirá a todos por via direta.
10) Selecione a parte positiva do que foi dito acima e
adicione o que considera importante para fazer melhor amanhã.
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