Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

terça-feira, 14 de maio de 2013

Os profissionais do futuro! (Palestrante Sérgio Dal Sasso)


Nota:

Se existisse um único verbo para representar os fatores que diferenciarão as organizações de hoje em relação às possibilidades e perspectivas de sucesso no futuro, diria que “aproximar” seria a palavra mandatária a ser referenciada diariamente por todos os profissionais, empresários, equipes e empresas. O verbo aproximar estará conectado por redes de convergências que integrarão e fundamentarão as linguagens geradoras de informação e comunicação.

Quando falamos de futuro estamos também criando relevância para o processamento de ajustes relacionados com a evolução humana e sua capacidade de articular performances com velocidade, capacidade de interagir, de trocar informações intra e inter ambiente, de nivelar o conhecimento do grupo, de ampliar sua visão de dependência em relação aos que fornecem e ou recebem seus serviços.

Resumidamente, as ameaças no futuro estarão expostas quando da incapacidade de produzir informações para o processamento do entendimento e leitura do mundo que o cerca, assim seu sucesso estará em proporção à proximidade da rede que alimenta e é alimentada por você. (Sérgio Dal Sasso)

Abaixo reforçando o tema, segue um artigo, escrito por Cyro Dualib da GS&MD – Gouvêa de Souza.



O mundo corporativo enfrenta um ritmo cada vez mais intenso de mudanças, isso já não é novidade para ninguém e, todos nós, de uma forma ou de outra, já fomos protagonistas ou coadjuvantes deste momento.

Como estar preparado para não ser “atropelado” por esse ritmo frenético é que fará a diferença para o profissional do futuro (ou seria do presente?).  Atualmente, os tempos verbais perderam a importância. Presente confunde-se com o futuro e, se queremos nos manter no mercado, temos que vivenciar também com o amanhã. Estudos mostram que a quantidade de novas tecnologias tem dobrado a cada dois anos. Isso significa trabalhar planejando, organizando e traçando o futuro da sua carreira. 


Diante desse cenário, é natural que haja mudança nos perfis, uma vez que o “profissional do futuro” precisa trazer resultados esperados em um mercado cada vez mais imprevisível. É imprescindível a busca constante pela atualização, educação continuada e autoconhecimento – saber suas habilidades, competências, pontos fortes – para maximizar suas potencialidades e, dessa forma, trazer os resultados condizentes com a empresa. Podemos destacar algumas competências:


- Ler corretamente contexto e tendências; 

- Priorizar os desafios; 

- Saber gerir mudanças; 

- Ter flexibilidade para enfrentar novos desafios; 

- Trabalhar em equipe. 



Além disso, a capacidade de relacionamento também é valorizada em ambientes multiculturais e de muita pressão. É por isso que muitas vezes uma experiência no exterior pode valorizar um profissional, pois ele esteve exposto a diferentes culturas e padrões de comportamento. Cultivar constantemente a inteligência emocional é fundamental, pois alia a capacidade de se motivar e persistir diante de frustrações, procurando conhecer e lidar com as próprias emoções. 


Quando se trata de uma transição de carreira, é fundamental realizar o levantamento das atividades desenvolvidas e resultados alcançados para valorizar as próprias competências, capacidades e habilidades adquiridas. Com o resultado desse levantamento, o profissional prepara-se e se posiciona corretamente no mercado, apresentando-se mais maduro e adaptável aos novos desafios, pois tem gerência sobre as suas competências, sabendo assim explorar as características pessoais e profissionais que lhe trarão mais exposição e eficiência. 


Uma competência valorizada é o autodesenvolvimento: o profissional que alia suas ações de desenvolvimento às demandas da organização e ao mercado tem maiores chances de obter sucesso em sua carreira. É papel de cada profissional buscar aquisição e consolidação de conhecimentos, além de manter-se capacitado para assumir novos desafios. 


É fundamental exercitar a capacidade analítica e o raciocínio lógico e estratégico para conseguir acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado e dentro da organização; ler o contexto organizacional e do mercado, traçar cenários e se predispor a agir focado nos resultados com foco na superação constante. 


Para finalizar, a administração pós-crise se completa com a solicitação de feedback constante para o aprimoramento das competências requeridas. Assim você se capacita a entregar resultados superiores.