Palestrante, consultor executivo Sérgio Dal Sasso

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Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pequenas empresas perdem oportunidades de conquistar clientes

Fonte: Meta Analise

Pequenas empresas perdem oportunidades de conquistar clientes
 
Pesquisa realizada pela Pitney Bowes revela que as pequenas empresas não medem a eficácia das ações de marketing.
As pequenas empresas estão dependendo, principalmente, dos tradicionais canais de comunicação de mercado para atingir clientes e prospects, não controlando resultados e perdendo oportunidades de incorporar uma comunicação multi-canal para aumentar as taxas de resposta e conseguir novos clientes. Essas são as conclusões do estudo ‘Small Business Marketing Survey’ realizado recentemente pela Pitney Bowes.
O objetivo da pesquisa foi descobrir mais sobre os canais de comunicação preferidos dos clientes, quais são as ferramentas de marketing utilizadas pelas pequenas empresas e levantar se estas ferramentas são realmente usadas.
“Um número surpreendente de empresas não estão monitorando os resultados das comunicações que enviam para os clientes e prospects, particularmente por meio de mala direta e e-mail”, diz Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney Bowes Software Brasil. “Esta é uma grande oportunidade perdida pelas empresas que poderiam ajudar no seu crescimento usando qualquer uma de uma série de ferramentas acessíveis e fáceis de utilizar para entregar e medir seus programas de marketing”, completa.
Oportunidades perdidas?
O relatório da Pitney Bowes descobriu oportunidades para as pequenas empresas usarem novas ou já existentes estratégias de marketing para aumentar seus negócios:
• Medição - A maioria das pequenas empresas não mede o sucesso de suas campanhas de marketing. Elas não estão usando métricas já disponíveis para compreender a eficácia do canal. Surpreendentemente, 73% dos entrevistados falham ao usar métricas de e-mail marketing, enquanto 80% não conseguem utilizar as métricas de medição para malas direta ou para correspondências tradicionais.
• Canais digitais e mídias sociais - As pequenas empresas dependem fortemente dos canais tradicionais de comunicação com o cliente e podem perder grandes oportunidades de usar táticas mais novas, como as mídias sociais e QR codes. O e-mail é o canal mais utilizado, com 46%, seguido por telefone (22%) e mala direta (11%).
• Abordagem multicanal - As empresas demoram em tirar proveito do poder do marketing integrado e dos novos canais. As maiores empresas pesquisadas (50-100 funcionários) não listaram as mídias sociais como canal primário. Já aquelas que listaram a mídia social como seu principal canal eram, principalmente, empresas com 10 funcionários ou menos. Ao incorporar uma abordagem multicanal de comunicação, as empresas podem ver as taxas de respostas aumentaram.
• Email - Enquanto as empresas usam o e-mail como canal de comunicação mais importante, o número de empresas que aproveitam este canal para fins de marketing ainda é bastante baixo. A principal razão apontada pelos entrevistados para usar e-mail é pelo fato da correspondência básica ser relacionada com negócios em andamento (59%).
• Correspondência tradicional: As empresas estão se comunicando com seus clientes utilizando a correspondência física, tais como faturas e extratos, no entanto, apenas uma pequena porcentagem das empresas utilizam a correspondência tradicional para vendas e marketing. Apenas 18% dos entrevistados estão usando para desenvolvimento de novos negócios e marketing e 20% estão incluindo informações sobre produtos e atualizações. Já que as faturas e extratos são comunicações de eficácia garantida para atingir os clientes, são uma boa opção, de baixo custo e altamente eficaz, para entregar mensagens de marketing e ofertas promocionais

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