Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pressão, resultados e reconhecimento

"Toda ação por mais objetiva e clara que seja deve estar amparada pelo jogo claro das atitudes necessárias, junto com os estimulos que façam as compensaçoes pela dedicação e envolvimento." (Sérgio Dal Sasso)


Fonte: Canal Rh
Autor:Fernanda de Almeida

Alguns segmentos de negócios são característicos pelos elevados níveis de pressão e cobrança, dadas as metas sempre ascendentes. Nestes casos, o departamento de Recursos Humanos precisa ser um forte aliado dos negócios, sob pena de não obter o comprometimento necessário dos colaboradores. O suporte do RH começa no processo de recrutamento, que precisa identificar os talentos certos para ambiente tão competitivo. “A tensão não está na realização da tarefa, mas como as pessoas encaram o seu trabalho. Os RHs têm função importante nesse processo”, afirma Gutemberg Macedo, consultor da Gutemberg Consultores.

As empresas devem ser honestas e transparentes com seus profissionais. É dever do RH refinar o processo seletivo e falar claro e abertamente sobre a cobrança a que os candidatos serão submetidos. Depois de contratados, os profissionais devem ser recompensados quando necessário e terem consciência de que podem crescer. “Quem se submete a muita pressão geralmente é competitivo”, diz Macedo.

Para o consultor, “o papel do líder também é fundamental para que o ambiente de trabalho funcione bem e de maneira satisfatória para a empresa e o profissional, mesmo com níveis de cobranças estratosféricas”. Afinal, os líderes são responsáveis por aproximar as pessoas e dividir as responsabilidades com elas. “A política de metas não gera pressão. O que gera pressão é o distanciamento dos gestores das pessoas”, acredita.

Orientação e treinamento

Bater metas é uma cobrança diária para os funcionários da System Interact, empresa do Grupo System, com 500 posições de atendimento, que atua nas áreas de call center e cobrança, oferecendo soluções para todas as etapas do processo de cobrança. Alberto Albano Neto, superintendente do call center da System Interact, explica que as metas (lá chamadas de desafios) são acompanhadas de um feedback estruturado, aplicado pelo superior imediato. Nos casos em que os objetivos não estão sendo alcançados, a empresa desenvolve projetos de orientação (reciclagens) e treinamentos (qualificação) para que os profissionais fiquem mais adequados às tarefas que executam. “Valorizamos pessoas e não a tratamos como números, por isso entendemos que a formação profissional é o caminho para bons resultados”, afirma Neto.

Com relação aos benefícios oferecidos para aqueles que melhor desempenham seus objetivos e lidam com as dificuldades, a System Interact, sempre com respaldo do RH, estrutura sistemas de meritocracia para os resultados operacionais, por meio dos quais pessoas são reconhecidas financeiramente. Reconhecimento nos canais internos de comunicação também faz parte do processo. “Além disso, temos ações quinzenais para mensuração do clima por meio de um bate papo descontraído e informal, durante o qual diversas oportunidades de melhorias são pontuadas e efetivamente colocadas em prática”, conta Neto.

“Os objetivos e desafios são encarados de maneiras diferentes, pois o profissional sabe que terá benefícios se realizar além do esperado”, afirma Neto. “O ‘algo a mais’ pode lhe render ótimos frutos, por isso não temos uma tensão diária, mas sim pessoas motivadas a superarem seus objetivos”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário