Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Atitudes criativas: patrocínios se revertem em motivação e comprometimento

Autor: Anderson Silva
Fonte: Canal RH

Financiar bolsas de estudos ou cursos de língua aos colaboradores integra o manual de boas práticas de muitas companhias. Ainda é minoria, mas outro grupo de empresas tem optado por estender os benefícios para atividades além do campo profissional. Assim, funcionários têm ganhado patrocínios para atividades esportivas, como correr uma maratona, ou desenvolver aptidões musicais. Estabelece-se assim uma nova relação, de parceria, que resulta em comprometimento para ambas as partes, que só têm a ganhar.

O Laboratório Sabin, de Brasília, por exemplo, patrocina colaboradores em corridas de rua. A ideia do projeto, segundo a superintendente de Gestão e RH, Marly Vidal, é buscar o equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores e os objetivos da empresa. “O Sabin procura tratar seus colaboradores com respeito e como pessoas que possuem sonhos”, resume a executiva.

Segundo ela, quando é possível alinhar os sonhos dos colaboradores às necessidades da empresa surgem possibilidades diversas, como patrocínio de bolsas de ensino superior, patrocínios para maratonas locais ou em outros estados, patrocínios de cursos e congressos nacionais e internacionais e até patrocínios a pesquisas científicas. No momento, o Sabin tem mais de 250 colaboradores que participam das corridas locais e 20 que foram para a Maratona do Rio de Janeiro. Na bolsa educação, o benefício alcança cem colaboradores.

Um dos profissionais que recebe o incentivo da empresa é o agente de recepção Rodrigo Silva da Rocha. Amante de corridas, ele está no laboratório há dois anos e reconhece no patrocínio um diferencial da empresa. “Uma amiga que treinava comigo e trabalhou na empresa me indicou para uma vaga. Depois que soube do patrocínio fiquei mais interessado em conseguir o emprego”, relembra. Depois de conseguir a vaga não foi difícil receber o incentivo para participar das competições. “A empresa arca com a inscrição e possui um grupo de corrida e treinamento que se reúne duas ou três vezes por semana”, conta.

Com a valorização, Rocha já levou para casa troféus por participação em provas de rua e se orgulha da medalha pela 48ª colocação em uma meia maratona realizada em novembro, em Brasília, reunindo mais de 1 mil atletas. “Eles premiavam apenas os cem primeiros atletas de cada categoria”, diz.

O Colégio Fênix Santa Paula, em São Caetano, aposta nas iniciativas esportivas ou culturais de seus colaboradores, como explica a vice-diretora da instituição, Renata Souza Leite. “Sempre tentamos viabilizar, seja financeiramente ou de alguma outra forma, iniciativas desse tipo”, comenta.

Beneficiada com o incentivo, a orientadora educacional do colégio, Andréa Brandão, sentiu-se ainda mais motivada a participar de competições de longa distância de ciclismo com sua equipe, a Evolution Team. “Senti-me muito valorizada, fiquei com a auto-estima elevada, o patrocínio fortaleceu a equipe”, diz. A diretora do Colégio conta que o profissionalismo e a força de vontade demonstrada por Andréa contribuiu para o patrocínio. “É importante ajudar uma pessoa que está conosco no dia a dia. Sabemos do empenho e o quanto ela se doa pelo esporte e também aqui em nossa instituição”, diz.

Música para todos

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB), fornecedora de concentrado de urânio, abraçou a ideia dos colaboradores da sede em Resende, no Rio de Janeiro, ao patrocinar o coral INB Radiante desde o começo do ano. “O coral foi criado em 2006 e surgiu como uma maneira de integração entre as diversas áreas”, diz Ligia Brutt, coordenadora de Ações Comunitárias da INB.

No grupo, são realizadas oficinas de técnica vocal, postura, respiração, solfejo (leitura das notas musicais) e técnicas de expressão corporal a fim de preparar o grupo para apresentações públicas. O coral costuma se apresentar nas festividades da empresa e em eventos regionais, além de escolas e instituições beneficentes. “Investir em projetos sócio-culturais faz parte das ações de responsabilidade social da INB e sempre procuramos beneficiar nossos colaboradores e as comunidades onde eles vivem”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário