Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gestão da saúde: redução de custo e aumento produtividade

Fonte: canal RH

Duas pesquisas apontam dados preocupantes sobre a saúde dos executivos brasileiros: mais da metade dos profissionais de cinco estados sofre algum tipo de problema de saúde. Números da Bradesco Saúde, baseados em levantamento do Programa Juntos Pela Saúde, apontam que dos seis mil check-ups realizados em pessoas com idades entre 28 e 58 anos, 67% dos homens e 33% das mulheres apresentaram algum fator de risco para saúde, como obesidade e hipertensão.

Os números mudam um pouco quando falamos especificamente do Rio de Janeiro. Levantamento da Vita Check-Up Center na capital carioca, com base em seus sete mil clientes, revelou que as mulheres são mais estressadas do que os homens. De acordo com a pesquisa, 42% dos homens avaliados e 54,6% das mulheres estão na faixa de estresse excessivo. Resultado: um quarto do grupo, com idade média entre 41 e 45 anos, apresenta nível de pressão arterial elevado.

Segundo a endocrinologista Roberta Frota, do Hospital 9 de Julho, a cobrança por resultados contribui para o estresse e este pode levar a doenças como obesidade e problemas vasculares. “As pessoas se alimentam mal, dormem mal e, em geral, são sedentárias”, diz. A médica explica que o estresse excessivo ativa o cortisol, hormônio produzido pelo corpo para responder às situações de emergência e ajudar na resposta física aos problemas gerados, aumentando gradualmente a pressão arterial até um nível perigoso para a saúde.

Para ela, as empresas devem investir mais em programas de saúde. “A prevenção é a melhor solução. Incentivar o colaborador a cuidar de sua alimentação ou a praticar esportes faz diferença”, diz.

Medidas preventivas

A Nivea, fabricante mundial de cosméticos, dá dicas para combater o estresse. De acordo com a diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade, Mônica Longo, uma pesquisa de opinião, aliada à vontade da empresa em melhorar a saúde de seus colaboradores, fez com que a companhia adotasse medidas preventivas. “Nós realizamos, em parceria com a SulAmérica, um plantão médico que, entre outros exames, coletou o sangue dos colaboradores permitindo um ‘mapeamento’ dos possíveis casos de doenças crônicas”, diz.

Com os resultados em mãos, a empresa passa dicas aos profissionais, sempre com aval médico, de como eles podem mudar seus hábitos e melhorar a saúde. “Além disso, fazemos um ‘Plantão de Estresse’, com massagem antiestresse semanal, e uma ‘Blitz Postural’, para melhorar a postura dos profissionais”, conta.

Nas pessoas que foram detectadas doenças crônicas, conta Mônica, há um acompanhamento mensal feito pelo médico do trabalho da empresa. “Nesse levantamento, detectamos em alguns jovens a tendência para hipertensão. Para eles, encaminhamos um relatório individual, baseado nos exames médicos, com dicas para evitar que a situação se agrave”, explica.

As ações da Nivea também se refletem na saúde financeira da empresa. Segundo Mônica, antes da implantação dessas medidas, em 2008, a taxa de sinistralidade (a soma de gastos pelo conjunto de participantes) superou os 70%, o que levaria a um aumento do plano de saúde. “De 2009 para cá, a taxa de utilização ficou estabilizada e não ultrapassou essa margem e não houve o aumento, que seria da ordem de 15% a 20%”, calcula.



Outro exemplo de cuidado com a saúde dos executivos e colaboradores acontece na BExpert, empresa de tecnologia e consultoria em gestão empresarial , com a formação de um grupo de esportes. A primeira iniciativa foi a locação de uma quadra de futebol society, onde cerca de 20 colaboradores (incluindo mulheres) jogam uma vez por semana. “Também subsidiamos parte da inscrição dos colaboradores que praticam corridas”, comenta a gerente de marketing da empresa, Patricia Kost, que lembra que antes dessas iniciativas, poucos colaboradores praticavam esporte.

Além de incentivar a prática de esportes, a empresa dá dicas de saúde e alimentos saudáveis para seus profissionais. Todas as terças-feiras, pela manhã, e quintas-feiras, à tarde, a companhia faz o “Dia da Fruta”. “Os benefícios das frutas são divulgados por meio de um boletim, informando o impacto positivo que a fruta traz para a saúde”, explica.

Outra solução para empresa que se preocupa com a saúde de seus executivos é contratar os serviços de uma empresa especializada. A Funcional é uma delas. De acordo com o Gustavo Guimarães, diretor médico empresa, são desenhados projetos específicos para cada cliente em função dos objetivos. “A partir disso, realizamos exames preventivos nos colaboradores e, dependendo do caso, em seus dependentes”, diz. Depois dos resultados, explica, o paciente é orientado a seguir as recomendações médicas.

Ações como as da Nivea e da BExpert podem parecer simples, mas geram resultados significativos. “Isso tudo é válido”, explica a endocrinologista Roberta Frota. “Um colaborador se sente valorizado e trabalha mais contente quando sabe que a empresa cuida da sua saúde, mesmo que sejam com ações simples, mas eficazes”, finaliza.

O equilíbrio só pode ser conquistado quando treinado para ser incorporado (Sérgio Dal Sasso)

Um comentário:

  1. Obrigado parceiro! Essa é finalidade do educar, filtrar coisas de relevância do mercado, incluindo parte do nosso trabalho e poder assim contribuir diretamente com acessorios para evolução profissional.
    Abração Sérgio Dal Sasso

    ResponderExcluir