Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

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Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Perfil da Geração Z

Fonte: redação ip news

75% usam celulares e 16% navegam neles.

Praticamente 100% dos jovens entre 14 e 19 anos (Geração Z) participam de alguma rede social, 75% usam celulares (sendo que 16% navegam na Internet por esses aparelhos), 60% se preocupam com a beleza do corpo e do rosto e enquanto apenas 5% acreditam que a mudança cultural da contectividade que a Internet traz é importante e merece ser acompanhada.

Paralelamente, a faixa etária entre 32 e 51 anos (Geração X) continua com assíduos leitores (55%) e os adultos entre 20 e 31 anos (Geração Y) mantêm o hábito de visitar os amigos (51%) e de consumir refrigerantes (52%). Os jovens da Geração Z, entretanto, leem menos (14% preferem jornais e 23% revistas).

Estes são alguns dos resultados do estudo São Paulo em Foco: Gerações X, Y e Z, realizado pela Quest Inteligência de Mercado, especializada em pesquisas e análises. Foram ouvidas 600 pessoas na capital paulista, com idades entre 14 e 51 anos.

A pesquisa revela um Raio X das diferenças e similaridades existentes entre essas três Gerações – X (32 a 51 anos), Y (20 a 31 anos) e Z (12 a 19 anos). Para esta amostra, optou-se por entrevistas com jovens a partir dos 14 anos de idade, que não necessitam de permissão dos pais para responder pesquisas.

“A principal diferença entre as gerações está no uso que fazem da Internet, das redes sociais e da tecnologia, que se reflete em seus hábitos de consumo, comportamento de compra e lazer”, explica Luís César Périssé, sócio-diretor da empresa e coordenador da pesquisa.

Segundo ele, são agentes de mudanças os que produzem e compartilham conteúdo na web e nas redes sociais: “61% no total das 3 gerações. Na Geração Z essa proporção se eleva para 79%, na Geração Y, 71%, e na geração X, 48%”.

O “Z” é a denominação comum daquilo que esses jovens fazem de melhor: “zapear”, “saltando” da TV ao telefone; do videogame para alguma rede social na web ou do MP4 para o e-book. Esta geração é consumidora voraz das novidades que o mundo tecnológico tem a oferecer, mudando de atitude tão rápido quanto uma mensagem no Twitter. Com o mundo 2.0 no DNA, não dá para imaginá-los vivendo como as gerações anteriores – sem telefone móvel, Internet, MP3, câmeras digitais ou tevê a cabo.

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