Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

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Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Profissões do futuro: gerente de mídias sociais

Em março de 1989, Tim Berners-Lee realizou com sucesso a primeira comunicação entre cliente e servidor, usando o protocolo HTTP na internet. Nascia a World Wide Web, de um jeito bem diferente do que conhecemos hoje.

A WWW revolucionou não apenas a maneira como as pessoas se comunicam, mas também como se relacionam, estudam, se divertem ou trabalham. Nesse último aspecto, o mercado de trabalho vem assistindo a uma crescente demanda por profissionais para ocuparem cargos que não existiam até recentemente.

Coordenadores web, analistas de métricas, webdesigners, gerentes de e-commerce, estagiários em marketing digital, entre outros tantos, são cargos (bem remunerados, diga-se de passagem) para os quais poucas escolas conseguem preparar mão de obra qualificada.

Autor: Maurício Salvador
Fonte: GS & MD

Há bons cursos de extensão no mercado, mas há muitos de qualidade duvidosa. A verdade é que não há nenhuma faculdade atualmente, no Brasil, que forme profissionais para atuar com foco em Internet.

Esse problema impacta diretamente as empresas, pois conforme aumentam suas necessidade de criação de uma presença online forte, elas mesmas têm que preparar e educar seus colaboradores. Vemos, cada vez mais, crises de marcas surgirem no ambiente 2.0 e empresas perdidas, tendo que demitir funcionários, por falta de bom senso ou por falta de uma política de uso do canal que tenha sido corretamente estabelecida.

Surge nesse cenário mais um cargo de extrema importância nas empresas: o Gerente de Mídias Sociais. Mas quais as habilidades necessárias a esse profissional? Veja abaixo uma lista, criada a partir de conversas com empresas atuantes nesse setor:

• Comunicativo: o gerente de mídias sociais deve transmitir as idéias com clareza e ser um bom redator, evitando gírias e abreviações. Jornalistas e profissionais de comunicação ganham vantagem nesse ponto, mas há ótimos gerentes de mídias sociais com formação em Psicologia, Administração e até Veterinária.

• Sociável: a gestão de redes sociais deve ser feita por alguém com capacidade de socializar facilmente com outras pessoas. Não pode ser alguém “fechado” ou tímido. Imagine a hostess de um evento, que conversa com todos, apresenta as pessoas umas às outras e facilita ligações e relacionamentos entre as pessoas. É por aí.

• Antenado: novidades surgem na Internet com grande velocidade. Identificar tendências, estar por dentro das últimas notícias, sobre o que as pessoas estão falando e onde estão falando. O gerente de mídias sociais tem que estar preparado para ver a onda antes que ela chegue.

• Ter presença digital: escrever em blogs, microblogs, comunidades virtuais, redes de relacionamentos profissionais... Antes de contratar uma agência ou um gerente de mídias sociais, conheça a presença deles nas mídias sociais. Antes de fazer o marketing social da empresa, esse profissional deve saber como fazer o seu marketing pessoal.

• Tecnológicos: há centenas de ferramentas disponíveis para medir resultados, monitorar canais e interagir com consumidores. Algumas são pagas, outras gratuitas. Esse profissional deve conhecer e saber usar essas ferramentas de acordo com a necessidade e verba disponível da empresa.

• Multitarefa: pessoas que só conseguem “fazer uma coisa de cada vez” terão mais dificuldade de ocupar esse cargo. Num ambiente extremamente competitivo e sob uma chuva incessante de informações, conseguir realizar várias tarefas ao mesmo tempo é fundamental.

• Político: dentro das empresas, o gerente de mídias sociais irá interagir com diferentes áreas. Marketing, vendas, atendimento, jurídico, recursos humanos e Tecnologia da Informação são algumas delas. Administrar conflitos, crises e integrar essas áreas nas mídias sociais são desafios políticos que requerem muitas reuniões e ouvidos atentos.

• Analítico: dentre as tarefas mais complexas está a de criar relatórios, definir metas, interpretar dados de diversas fontes e tabular gráficos para serem apresentados à diretoria de forma clara e convincente.

• Gestor: como o nome do cargo diz, o gerente de mídias sociais é um gestor. Deve saber lidar com equipes multidisciplinares, mantê-los incentivados e com foco nas tarefas. Saber delegar tarefas e responsabilidades, estimular e cobrar prazos faz parte do seu cotidiano.

Todas as habilidades descritas acima são capazes de serem desenvolvidas nos profissionais. Basta que haja investimento na capacitação. Eventos e cursos fazem parte de um primeiro passo. Além disso, é importante identificar pessoas que já estejam enquadradas em parte delas, para que o tempo de preparação seja menor.

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