Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educação Profissional, Carreiras e Caminhos

Reporter: Priscilla Sipans
Fonte: Almanaque do Estudante - Editora on line
Entrevistado: Sérgio Dal Sasso

Tema: Como você sabe, os bacharelados interdisciplinares são novos modelos de graduação oferecidos por algumas universidades federais cujo objetivo é oferecer um curso de três a¬¬nos, de onde o estudante sai com u¬¬ma formação geral em uma área de conhecimento. Depois, o aluno tem duas opções: ou se forma ou opta um curso específico com um diploma na profissão que escolher.



Isso atrasaria a formação do profissional, mas, por outro lado, "garantiria" um formando mais capacitado, segundo alguns especialistas. Como você analisa essa nova proposta de formação?


Nos dias atuais fala-se um muito em tempo e seu aproveitamento. Em particular verifica-se na prática, que as carreiras bem sucedidas sempre estão acompanhadas de um entendimento comum, entre o que se faz e o quanto se gosta de fazer.
Nesse sentindo ter uma visão antecipada com um aprendizado mais generalista, pode contribuir significativamente para se definir com maior certeza o por onde e como usaremos nosso potencial para que seja mais útil, proveitoso e bem sucedido.
Os cursos de menores durações, sejam humanistas ou técnicos, de qualquer forma tendem a ser mais objetivos no sentido de preparar mais rapidamente o profissional para o exercício de uma determinada função no mercado de trabalho. Sendo assim, propiciam mais rapidamente os testes práticos em relação ao que queremos como atividade profissional.
O resultado dessa competência de certo naturalmente vai pedir por substituições de rumo ou mesmo aperfeiçoamentos para que possamos fazer jus aos passos seguintes das carreiras.


Você acredita que o mercado de trabalho está preparado para receber formandos em graduações interdisciplinares? Explique.


Existe uma necessidade mercadológica no sentido de se formar colaboradores que detenham a integração do conhecimento estratégico com a visão tática. Os profissionais que buscam por um sucesso continuado, devem estar atentos tanto pelo desenvolvimento da sua função, como de conhecer o negócio como um todo. Nesse sentindo a visão multidisciplinar (visão aprofundada dos processos e mercados) é hoje tão importante quanto à técnica, pois dependeremos dessa conjugação para poder participar tanto na execução dos trabalhos, como no auxilio participativo as decisões a serem tomadas.


Há melhores oportunidades (ou mais) para esse profissional no universo corporativo? Dê exemplos.


Sem duvida que sim. Vejamos o lado real dos mercados! Para que os negócios sejam competitivos eles precisam ter bons produtos conjugados com bons serviços, ao mesmo tempo em que devem estar dotados de custos competitivos. A questão dos custos competitivos requer entre outros fatores, de uma equipe ágil, capacitada, dinâmica, inovadora e competente, onde o fator de troca de conhecimentos entre as equipes em suas áreas e entre elas serão sempre estratégicos para geração de qualidade do que fazemos e as novidades que pretendemos fazer pela evolução das atividades.
Os exemplos mais claros estão relacionados com as empresas que conseguem lançar suas novidades na frente da média dos mercados que atuam, e que com isso colhem os frutos da inovação, garantindo a rentabilidade adicional para que continuem investindo em seus propósitos.


Você acha que os bacharelados interdisciplinares acompanham a reorganização do mundo corporativo? Explique.


Se não acompanham é fato que isso é fundamental para o seu entendimento e adequação no mercado de trabalho. Estar antenado pelas novas tendências de perfil, tanto internamente na organização como na visão de mercado e sua relação com as necessidades do mundo corporativo, é o próprio passaporte de certificação de garantias do nosso sucesso e aproveitamento das oportunidades.
As informações são importantes, mas o grande exercício que temos que aprender está na capacidade de utilizá-las como trunfo as nossas evoluções e pretensões no fortalecimento das direções por onde pretendemos trilhar. Coisa do tipo, ter uma visão do onde e do como começar, sabendo que no meio desse caminho deveremos ter um recheio de muita informação, percepção e ação para que nossas atuações sejam percebidas dentro da empresa e pelo mercado relacionado com o que estamos fazendo.


Em sua opinião, a formação humanística, profissionalizante, é importante para reforçar o espírito crítico e de cidadania no futuro profissional? Explique.


Sem duvida, pois em qualquer situação sempre vamos lidar com as pessoas, pois delas seremos dependentes pelo avançar, pelo mudar. Saber se relacionar, ter postura, ter equilíbrio, construir comunicações adequadas e segmentadas, são elementos para se fazer pontes e um dos principais fundamentos para que nos aproximemos dos resultados pretendidos.
Seja qual for a nossa atividade, exercer o poder pela arte do se comunicar e saber viver em ambientes de equipes será sempre tão fundamental como deter o conhecimento técnico da sua atividade.


Algo a acrescentar?


Nas nossas carreiras temos que ser especialistas, pois esse é o lado concreto que define as razões iniciais das contratações. A partir desse estágio inicial, o sucesso profissional estará na forma do como conseguirá vender seu peixe, sempre pensando que um bom trabalho, do tipo que serve como modelo a ser seguido, necessitará de bons professores e nesse sentido sua exposição terá tudo a ver com a capacidade de absorção e a facilidade com que conseguirá transpassar conhecimentos e ser aceito pelo reconhecimento do que faz.
É no dia a dia, no exercício do óbvio operacional, que devemos criar diferenças pelos objetivos e capacidade de buscar por melhorias que ampliem nossas atuações e participações. Sucesso a todos!


Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, escritor e um dos mais capacitados palestrantes do Brasil. Palestras em Empreendedorismo, Administração, Vendas e Educação Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário