Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras

Sérgio Dal Sasso: consultor palestrante administração, empreendedorismo e carreiras
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pesquisa revela que internauta subestima ação dos cibercriminosos

Fonte: Meta Analise

Estudo da Avira analisou mais de cinco mil usuários, sendo que 22% afirmam que não ficariam preocupados se hackers lessem seus e-mails.

Quase 10% dos usuários de computador já foram vítimas de roubo de dados e a tendência é de crescimento dos crimes virtuais. Mas, 22% acreditam que os hackers não possuem interesse em seus dados pessoais. O dado é da Avira, que realizou pesquisa sobre segurança online e revelou que os usuários da Internet subestimam o risco dos criminosos cibernéticos que obtêm acesso ilegal aos dados alheios.

Participaram da pesquisa 5.578 usuários que, embora preocupados com a segurança, estão completamente despreparados para enfrentar os esquemas atuais dos criminosos cibernéticos. Este cenário reforça a necessidade de os usuários de computador e aparelhos móveis aumentarem a vigilância e se protegerem ativamente a partir da utilização de soluções de segurança avançadas em seus equipamentos.

O estudo mostra que a maioria dos usuários é ingênua no que diz respeito à segurança online: 49% dos internautas participantes disseram que ainda não tinham notado nenhuma tentativa de espionagem de dados. No entanto, as chances de se detectar são muito pequenas, a não ser que você tenha uma proteção de segurança altamente eficaz.

Outro ponto é o fato de que muitos internautas acreditam que os invasores não teriam interesse neles, pois eles não têm nada a esconder. No total, 22% dos participantes não ficariam preocupados se hackers lessem seus e-mails ou visualizassem outras informações sobre eles.

Desse modo, a falta de cuidado na manipulação dos dados pode causar problemas com as autoridades, bem como em perdas financeiras frequentes. 4% dos entrevistados estavam cientes disso por experiência própria: eles sofreram perdas concretas e acharam necessário discutir o problema com o banco.

Quase 6% dos participantes foram vítimas de roubo de identidade. Eles descobriram que invasores tinham acessado, por exemplo, suas contas de e-mail, do Facebook e do Ebay. Aproximadamente 10% dos participantes já tinham sido vítimas de roubo de dados digitais.

Como a pesquisa de segurança online da Avira também revela que outros usuários da Internet aprenderam com experiências ruins: 19% têm sido extremamente cuidadosos desde que souberam de um ataque a alguém que conheciam,

Precauções

A companhia defende que os usuários de PC e de dispositivos móveis utilizem programas de proteção com capacidade de filtragem de sites de phishing e de outras ameaças ocultas. Ela também recomendam o acesso a sites importantes diretamente do navegador, sem a utilização de links enviados por emails, por exemplo.

Qualquer pessoa que receber um e-mail de phishing de uma fonte desconhecida deve evitar clicar nos links contidos a todo custo e deve excluir imediatamente da caixa de mensagens. Os usuários também devem verificar se estão usando a versão oficial do seu banco ao usar serviços bancários online. Na dúvida, consultar a instituição financeira é uma medida altamente eficaz. Se encontrar alguma irregularidade, os usuários devem relatá-las por escrito imediatamente para o banco ou para os órgãos do consumidor pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário