Palestrante, consultor executivo Sérgio Dal Sasso

Palestrante, consultor executivo Sérgio Dal Sasso
Organização de empresas de A à Z - Gestão e treinamentos

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ibope Inteligência aponta os gastos dos brasileiros

Autor:Fausto Fernandes
Fonte: Meta Analise


As maiores diferenças regionais ocorrem no setor de bebidas; em segundo lugar está os gastos com matrículas escolares, o que também envolve a compra de materiais.

O Ibope Inteligência divulgou os resultados de pesquisa que avalia a demanda de diferentes bens de consumo em todo o país, dividido por classe social e região. Foi apontado que as classes A e B, que representam 32% da população, absorvem cerca de 55% do consumo nacional em todas as categorias, exceto alimentação, que em sua maior parte é dominado pela classe C.

Segundo Antônio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do Ibope Inteligência, o que se percebe na análise social é que as famílias de produtos mais consumidos pela classe A, por exemplo, são os menos absorvidos pela D e E. “Isso mostra a discrepância entre os níveis socais”, afirma.

O estudo verificou que em 2009 foram gastos, em todo o Brasil, cerca de R$ 226,7 bilhões em alimentação no domicílio, R$37 bilhões em higiene; R$ 94,3 bilhões em eletrodomésticos; R$ 81,4 bilhões em vestuário e R$ 63, 9 bilhões com material de construções.

Um balanço regional também foi feito pelo instituto de pesquisas. Foi constatado que quando se trata de alimentação no domicílio e produtos de higiene, os consumidores gastam valores semelhantes em todas as partes do País.

Já as maiores diferenças ocorrem no setor de bebidas, cujo consumo per capita médio foi de R$ 98. A região que menos consome é o Nordeste (R$ 47,75), e o Sudeste é a região gasta mais (R$ 131,31). Outro item com grandes discrepâncias regionais são os gastos com matrículas escolares, que envolve compra de materiais também. A média brasileira foi R$ 248; no entanto, a região Norte gastou R$ 77, enquanto o Sudeste fechou com R$ 340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário