Palestrante Sérgio Dal Sasso

terça-feira, 23 de março de 2010

Como abrir uma empresa

Por Débora Zanelato / Do M de Mulher
Fonte:www.oempreendedor.com.br

Identifique o que gosta
Primeiro, defina com o que você mais gostaria de trabalhar - restaurante, salão de cabeleireiro, etc. Afinal, para que o negócio dê certo, é preciso que você goste da atividade. Pesquise também se ela tem clientes potenciais na sua região. E prepare-se para trabalhar muito: ao contrário de um empregado, que tem jornada específica, o empreendedor se dedica 24 horas ao empreendimento.

É importante também que você domine bem o ramo onde pretende investir. Por isso, vá a lojas similares à sua (em outras regiões), dê uma olhada discreta e tente conversar com dono e funcionários para conhecer as dificuldades da área. Essa pesquisa de mercado também é boa para avaliar quantas pessoas você terá que contratar na sua nova empreitada.



O sócio certo
Se você vai montar o negócio com um parceiro, lembre-se: uma sociedade é como um casamento. Você e seu sócio tocarão a empresa e tomarão decisões juntos. Essa pessoa deve ser alguém que, além de investir na empresa, ajudará a geri-la. E vocês precisam ter uma relação de afinidade e confiança, pois, se não gostarem de fazer as mesmas coisas, a empresa não irá para frente.

Planeje o seu negócio
Chegou a hora de montar seu plano de negócio. Eis alguns itens que você deve avaliar: "Quais produtos/serviços vou oferecer?", "Quem será meu cliente?", "Quanto cobrarei?", "Quantos funcionários terei?".

Uma ajuda para o seu negócio
O Sebrae pode ser uma ferramenta e tanto para ajudar você a montar o próprio negócio. O órgão oferece palestras, cursos online, material de apoio específico para seu ramo e ainda consultoria específica. Veja tudo isso no site www.sebrae.com.br.

A escolha do imóvel
Na hora de definir onde sua empresa vai se instalar, preste atenção nos seguintes detalhes: o lugar deve ser de fácil acesso, ter infraestrutura de água, luz, esgoto e telefone e não estar próximos a zonas de riscos. Veja também se o imóvel está legalizado e regularizado, exigindo todos documentos, inclusive o IPTU em dia. Se for alugar, o contrato de locação é imprescindível.

Quanto investir?
Nesse estágio, analise a grana que terá que aplicar na empresa e o quanto tem disponível em caixa. Para isso, elabore um plano de gastos. Pegue papel e caneta (ou abra uma planilha no computador) e calcule toda as despesas do investimento. Anote quanto gastará com: imóvel, instalações, equipamentos, contratações, legalização da empresa e capital de giro - o dinheiro que você utilizará para pagar contas de luz, água, etc., enquanto a empresa ainda não está dando lucro. Com os dados em mãos, você descobre quanto gastará e poderá saber se dará conta sozinha ou se precisará recorrer a empréstimos.

Crédito fácil
Quer empréstimos de até R$ 2 mil para incrementar o negócio? O Banco Central definiu que, nessa modalidade de crédito, os juros cobrados pelos bancos devem ser de até 2% ao mês. Procure sua agência.

Documentos necessários
Definiu o nome da empresa? Então, faça o pedido de busca na Junta Comercial da sua região para verificar se não há outra sociedade com o mesmo nome. Se tudo estiver ok, entregue os seguintes documentos ao órgão: cópia do IPTU do imóvel onde será a empresa; contrato de locação registrado em cartório ou declaração do proprietário; cópia autenticada do RG e CPF/MF dos sócios e do comprovante de endereço de ambos. Para o registro também é preciso elaborar e apresentar o contrato social da empresa: a certidão de nascimento do negócio. Você pode conseguir um modelo com seu contabilista.

Registre sua empresa
Escolhido o imóvel e firmado o contrato de locação, você precisa constituir a sua empresa. Esse processo é um pouco complexo, e você pode precisar da ajuda de um contabilista. Se você for mesmo a única dona da empresa, o registro deverá ser feito como "Empresário". Se o empreendimento tiver sócios, se transformará em "Sociedade Empresária". Dentro dessa categoria há várias opções. A melhor para a pequena empresa é a "Sociedade Limitada", pois possui regras mais simples que as demais. Ah, a idade mínima para abrir empresa é 18 anos.

Tributos a serem pagos
Após conseguir seu registro na Junta, leve a certidão na Receita Federal para dar entrada no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Então, cadastre-a na prefeitura da sua cidade (para recolher tributos municipais) e nos órgãos que liberam o alvará de seu negócio, como a Vigilância Sanitária, no caso de empresas que lidam com alimentação. Quanto a tributação e encargos sociais, o programa Simples Nacional é ideal para microempresas, pois a cobrança tributária é recolhida mensalmente em um documento único.

Contratação e salários
Precisa contratar? Então, peça ajuda ao contabilista. O profissional vai informar sobre os pisos salariais, tributos empregatícios, direitos dos funcionários, etc. Lembre-se: contratar empregados de forma irregular gera grandes problemas, como possíveis processos trabalhistas que podem até fechar o seu negócio.

Saia da informalidade
Se você tem um negócio informal que lucra até R$ 36 mil por ano pode regularizá-lo no programa do Micro Empreendedor Individual (MEI). Além do registro no CNPJ (que facilita a abertura de conta bancária e pedido de empréstimo) e isenção de impostos, ele tem benefícios como aposentadoria e auxílio-maternidade.

2 comentários:

  1. Olá ,sou Professor e queria saber se tem como eu abrir uma Empresa na área da educação ( Quero dar aulas particulares ,ongs e preciso de notas) tem como me explicar ,o que devo fazer para abrir uma empresa simples.
    Mande resposta para meu email
    marceloplatum@yahoo.com.br
    Atenciosamente
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou tradutor e intérprete de Libras, gostaria de ofertar cursos online produzidos em minha residência, porem quero abrir empresa com CNPJ. Tem como eu abrir uma empresa que venda cursos online e tenha CNPJ? Por favor se souber me explicar o caminho que devo seguir caso haja possibilidade, solicito gentilmente que envie resposta para o e-mail: erichcvs@gmail.com
    Atensiosamente: EricK CVS

    ResponderExcluir